Anomalias da Visão: Degeneração Macular

O que é Degeneração Macular?

Existem dois tipos de degeneração macular:

A degeneração macular seca ocorre devido ao afinamento que o tecido retiniano sofre com a idade. A alteração de determinadas células nervosas da retina faz com que sua capacidade de perceber pequenos detalhes diminua.

A degeneração de tipo seco é responsável por 90% dos casos de degeneração macular.

A degeneração macular úmida ocorre devido à formação de vasos sanguíneos novos e anormais no fundo do olho, que acabam por deixar vazar sangue para a região da retina. Embora corresponda a apenas 10% de todos os casos de degeneração macular, representa uma ameaça bem maior à perda da visão.

Quais são os sintomas da degeneração macular?

Como a degeneração macular freqüentemente é parte do processo natural de envelhecimento, as pessoas apresentam sintomas variados. Muitas vezes, o distúrbio é quase imperceptível, especialmente em estágios iniciais.

Algumas pessoas podem observar:

  • Visão desfocada
  • Uma área vazia no centro da visão
  • Distorção de linhas retas

Como se pode corrigir a Degeneração Macular?

Em estágios iniciais, a degeneração macular úmida pode ser tratada com cirurgia a laser. Atualmente, não existe tratamento para a degeneração macular seca.

Como a visão periférica não é atingida, as pessoas que sofrem desse distúrbio podem continuar fazendo muitas de suas atividades favoritas com a ajuda de aparelhos ópticos especiais para pessoas com visão baixa, como óculos de magnificação.

Como é a cirurgia para degeneração macular?

A cirurgia que corrige a degeneração macular úmida consiste num procedimento ambulatorial breve e indolor. O médico utiliza raios laser extremamente precisos para fechar os vasos sanguíneos que foram rompidos.

Na maioria dos casos, a cirurgia preserva a visão geral, embora um ponto pequeno e permanentemente escuro permaneça no local atingido pelo laser, deixando a visão ligeiramente prejudicada.

A Bausch & Lomb possui uma série de instrumentos de precisão utilizados neste procedimento.

Fonte: Bausch & Lomb